quinta-feira, setembro 30, 2010

CINEMA

O cinema atingiu uma evolução tecnológica sofisticada e se transformou em uma da linguagem de expressão visual muito significativa para a cultura contemporânea e é considerado como uma das principais invenções cientifica - culturais para a educação, caracterizados por um conjunto de sons e imagens em movimento. Portanto é um meio de comunicação usado como um recurso didático, pois se trata de uma linguagem narrativa compostas de sucessões de espaços e tempo entre sua projeção, onde o professor poderá usar pedagogicamente, sendo ele um mediador, explorando junto com seus alunos para que o filme ganhe sentido didático, propiciando uma melhor aprendizagem, pois a imagem e a palavra compõem, elementos importantes para a fixação de idéias, conceitos, fenômenos e acontecimentos, par a compreensão das potencialidades e desenvolver projetos interdisciplinares em sala de aula, onde o aluno seja o sujeito da sua própria história. Nos últimos anos, a educação incorporou o cinema em suas práticas pedagógicas. Usar um filme como motivação, significa criar objeto de desejo que conduz o estudante avançar, despertando a curiosidade de saber mais por meio de leituras críticas de imagens levando o aluno a entender como nossas experiências e nossas identidades são socialmente construída, isto é, quando se trabalha um filme retratando acontecimentos históricos antes de trabalhar em sala de aula, possibilitando ainda ao aluno uma visualização e reflexão do filme. Porém é conveniente considerar que o diretor do filme fez um recorte da realidade e observou-a de determinados ângulos. Isso permite analisar o lugar social de quem fez a obra. Edcleverton

sábado, setembro 25, 2010

A utilização do Blog no Contexto Educacional


A criação de um Blog no espaço escolar, permite comunicação e informação sobre os projetos diversos realizados na escola, fotos, relatos, experiências com link's que permita dar saltos para a informação desejada. O blog da escola deve ser utilizados pelos gestores, funcionários administrativos, professores e alunos, repassando essa informações para todos internautas que serão bem vindos em seus comentários, visando a melhoria do crescimento profissional e educacional. É importante a criação de um blog na escola porque interfere na aprendizagem e comunicação dentro de um contexto de inclusão digital. Hoje as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) faz parte da sociedade pós moderna. E a escola precisa está inserida em todo esse contexto.


Edcleverton

quarta-feira, setembro 22, 2010

OFICINA MÁQUINA DE QUADRINHOS E FERRAMENTAS EDUCACIONAIS











JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a necessidade de inserção das diversas tecnologias no processo ensino a aprendizagem, como o aluno convive com essas tecnologias no processo ensino a aprendizagem, como o aluno convive com essas tecnologias no seu cotidiano, cumpre ao professor ensinar os alunos a pesquisarem essas tecnologias trazidas pelos sites de busca, sendo fundamental para que os mesmos possam olhar um texto de forma crítica, desenvolver trabalhos sem simplesmente copiar as informações. Dessa forma se faz necessário que o professor seja mediador de uma atividade de pesquisa, colocando o tema em discussão e o aluno procurar a informação por si. É tarefa do aluno buscar o seu próprio conhecimento na perspectiva de ser autor e co-autor dessa construção.

OBJETIVO

Desenvolver o raciocínio crítico e reflexivo em diversas situações, atentando para preservação dos valores éticos na perspectiva da construção do seu próprio conhecimento, o aluno sendo autor e co-autor de suas produções.

MINISTRANTES

Profª. Helena e Profº. Edcléverton